Inicie-se no enoturismo, a modalidade que mais cresce em todo o mundo
Ah, poucas coisas são tão prazerosas quanto o tal do enoturismo, as viagens pelos vinhedos do mundo, deliciando-se com vinhos e com a sempre harmoniosa gastronomia local. Mas os mais espetaculares vinhedos são uma supresa, acredite! O mais lindo do mundo é o vale do Douro, em Portugal, você vai se maravilhar por todo um percurso subindo esse histórico rio, que pode ser feito de ônibus, de carro, de trem e até de barco! Indescritível! Encostas recortadas pela mão humana, um esforço digno da construção das pirâmides, por exemplo… Rivaliza com ele o Mosel na Alemanha (viu como você ia se surpreender?), igualmente repleto de encostas com terraços em que os vinhedos vicejam.
As melhores viagens
Das regiões francesas (bom, por lá toda região é vinícola…), a mais legal é o vale do Loire, com seus estupendos castelos: não há nada no mundo que se compare e também há deliciosos vinhos, como os brancos de Sancerre e os tintos de Cabernet Franc, de Anjou, Saumur Champigny, tantas localidades maravilhosas… A região de Champagne, a despeito da imensa qualidade de seus vinhos, não é muito bonita, exceto pela catedral de Reims, onde eram coroados todos os reis de França… Já a Borgonha é maravilhosa, Bordeaux também, mas os vinhos –e a comida– são bem melhores que as paisagens. Na França, depois do Loire, o mais lindo é a Provence e seu charme local, intenso, autêntico, minimalista. No verão a lavanda tinge de roxo os campos. Imperdível.
Na Itália, a Toscana… A região dos Chianti, entre Siena e Florença, é ponto alto, um espetáculo… O mundo é lindo, o universo vinícola é supremo. Mas a bota é toda espetacular. A Sicília é uma revelação, e lá o inverno é ameno (inviável na Alemanha, hehehe!)… Aqui, apenas uma pincelada. Em toda edição de Vinho Magazine há reportagens sobre enoturismo.
Comentarios