top of page
  • Vinho Magazine

Vinho e viagens

Inicie-se no enoturismo, a modalidade que mais cresce em todo o mundo


O Château de Chambord, no vale do Loire: os mais belos castelos do mundo
O Château de Chambord, no vale do Loire: os mais belos castelos do mundo

Ah, poucas coisas são tão prazerosas quanto o tal do enoturismo, as viagens pelos vinhedos do mundo, deliciando-se com vinhos e com a sempre harmoniosa gastronomia local. Mas os mais espetaculares vinhedos são uma supresa, acredite! O mais lindo do mundo é o vale do Douro, em Portugal, você vai se maravilhar por todo um percurso subindo esse histórico rio, que pode ser feito de ônibus, de carro,  de trem e até de barco! Indescritível! Encostas recortadas pela mão humana, um esforço digno da construção das pirâmides, por exemplo… Rivaliza com ele o Mosel na Alemanha (viu como você ia se surpreender?), igualmente repleto de encostas com terraços em que os vinhedos vicejam.

 


A Quinta do Crasto, no Alto Douro, em Portugal: região belíssima
A Quinta do Crasto, no Alto Douro, em Portugal: região belíssima

As melhores viagens

Das regiões francesas (bom, por lá toda região é vinícola…), a mais legal é o vale do Loire, com seus estupendos castelos: não há nada no mundo que se compare e também há deliciosos vinhos, como os brancos de Sancerre e os tintos de Cabernet Franc, de Anjou, Saumur Champigny, tantas localidades maravilhosas… A região de Champagne, a despeito da imensa qualidade de seus vinhos, não é muito bonita, exceto pela catedral de Reims, onde eram coroados todos os reis de França… Já a Borgonha é maravilhosa, Bordeaux também, mas os vinhos –e a comida– são bem melhores que as paisagens. Na França, depois do Loire, o mais lindo é a Provence e seu charme local, intenso, autêntico, minimalista. No verão a lavanda tinge de roxo os campos. Imperdível.

 

Na Itália, a Toscana… A região dos Chianti, entre Siena e Florença, é ponto alto, um espetáculo… O mundo é lindo, o universo vinícola é supremo. Mas a bota é toda espetacular. A Sicília é uma revelação, e lá o inverno é ameno (inviável na Alemanha, hehehe!)… Aqui, apenas uma pincelada. Em toda edição de Vinho Magazine há reportagens sobre enoturismo.

Comentarios


bottom of page