Flores da Cunha, Capital Nacional da Vindima, sediará o evento
- Vinho Magazine
- há 12 minutos
- 1 min de leitura
Flores da Cunha (RS) foi palco da Abertura Nacional da Colheita da Uva, marcando oficialmente o início de um dos momentos mais importantes do calendário vitivinícola brasileiro.

O evento reuniu produtores, entidades do setor e lideranças para celebrar o trabalho no campo, a força da viticultura nacional e a expectativa de mais uma safra que movimenta economia, cultura e identidade regional.
Flores da Cunha possui cerca de 32 mil habitantes. Desde 1994, ostenta o título de município maior produtor de vinhos do país, com uma produção de 184 milhões de litros da bebida e derivados da uva somente em 2025. No Estado, aproximadamente 22% das vinícolas ativas são florenses.
Além dos mais de 200 produtores de vinho, o município possui por volta de 1,5 mil famílias produtoras de uva. O volume da fruta colhido em uma única safra e recebido de outras regiões confere ao município a maior vindima do Brasil. Vale ressaltar que estes números também impactam positivamente o enoturismo local, que apresenta experiências autênticas.
Para o prefeito, César Ulian, a Abertura Nacional da Colheita da Uva é o reconhecimento de uma história escrita por gerações que aprenderam, na terra, a viver e a prosperar. “Em Flores da Cunha, a vindima é trabalho, união e tradição que atravessam o tempo, fortalecem a economia e mantêm viva a identidade de um povo profundamente ligado à uva”, reflete.O Brasil do vinho começa na uva — e cada colheita reforça a evolução do nosso mercado.





Comentários