top of page

Valduga prevê crescer 15% na safra 25/26

  • Vinho Magazine
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Vinícola prevê a elaboração de vinhos e espumantes de maior valor agregado

 

Colheita de uvas na atual safra deve ser cerca de 15% superior a do período anterior
Colheita de uvas na atual safra deve ser cerca de 15% superior a do período anterior

A vinícola gaúcha Casa Valduga projeta um aumento de até 15% no volume de uvas recebidas na safra 2025/26 em relação ao ciclo anterior. A estimativa, baseada em dados da colheita em andamento, reflete a maior produtividade das videiras e tem impacto direto no planejamento da empresa para a elaboração de vinhos e espumantes.


Vinhedos em espaldeira na região da Serra Gaúcha têm recebido cuidados especiais com a nova perspectiva
Vinhedos em espaldeira na região da Serra Gaúcha têm recebido cuidados especiais com a nova perspectiva

 

De acordo com a equipe de enologia, esse crescimento exige manejo ainda mais criterioso nos vinhedos, especialmente nas áreas destinadas aos rótulos de maior valor agregado. “O trabalho de raleio dos cachos tem sido intensificado para equilibrar produção e qualidade, o que é fundamental em safras mais volumosas”, explica o enólogo e persona do Grupo Famiglia Valduga, Eduardo Valduga. 

 

Entre as variedades recebidas, a Chardonnay segue como a mais representativa. Utilizada como base para a elaboração de espumantes, a uva mantém desempenho consistente ao longo dos anos e, mais uma vez, vem entregando vinhos base com alto padrão de qualidade. “Mesmo diante dos desafios climáticos, é uma variedade que apresenta regularidade e excelente resposta enológica, o que é determinante para a qualidade dos nossos espumantes”, pontua Eduardo. 

 

Ele explica que, para absorver o aumento no volume de uvas, a estrutura produtiva da vinícola foi reforçada. Para os vinhos de guarda da safra 2025/26, a Casa Valduga conta com capacidade de estocagem de 2,6 milhões de litros em tanques de aço inox, além de 100 mil litros em barricas de carvalho. “Essa estrutura nos permite trabalhar uma safra maior sem comprometer os processos de vinificação e maturação, mantendo o padrão dos vinhos ao longo do tempo”, destaca. 


Com alta qualidade, colheita 25/26 indica a elaboração de vinhos em tiragens especiais
Com alta qualidade, colheita 25/26 indica a elaboração de vinhos em tiragens especiais

 

Novidades em espumantes

A qualidade da matéria-prima que chega à vinícola neste ciclo também abre espaço para o desenvolvimento de projetos especiais e edições limitadas. Segundo a equipe de enologia, estão em avaliação iniciativas dentro de linhas já consolidadas, assim como propostas pontuais que valorizam variedades menos utilizadas no portfólio. “São projetos que ainda estão em fase de curadoria e definição, mas certamente teremos novidades nesse sentido”, antecipa Eduardo. 

 

Com produção anual de 2,5 milhões de litros, a Casa Valduga detém a maior cave de espumantes da América Latina. Localizada em Bento Gonçalves (RS), a vinícola integra o Grupo Famiglia Valduga e reúne um conjunto de rótulos diversificados, que somam mais de 1.300 prêmios em concursos nacionais e internacionais. Para saber mais, acesse www.casavalduga.com.br/pt


 
 
 

Comentários


bottom of page