Vinho & azeite
- Vinho Magazine
- 27 de mar.
- 3 min de leitura
O consumo moderado de vinho e azeite em conjunto, na mesma refeição, além de delicioso, potencializa seus efeitos benéficos
POR: JAIRO MONSON DE SOUZA FILHO

Quem gosta de um bom vinho também gosta de comida bem elaborada e de azeite de qualidade. O azeite e o vinho enriquecem a gastronomia, não só porque emprestam aromas e sabores aos alimentos, mas também por trazer proveitos à saúde.
Um estudo recente feito na Espanha e publicado no American Journal of Clinical Nutrition evidenciou que o consumo regular e moderado de vinho e azeite, junto com as refeições, diminui em 65% o risco de que pessoas com mais de 60 anos de idade desenvolvam doenças cardiovasculares e tenham morte prematura por qualquer causa. Esse mesmo estudo mostrou que esses benefícios se multiplicam (não apenas se somam) quando o vinho e o azeite de oliva são consumidos na mesma refeição.
Conceitualmente, entenda-se o vinho como o fermentado de uvas (apenas uvas) e azeite o óleo extraído de azeitonas (apenas azeitonas) e será sempre o extra virgem nas nossas considerações. Ajuizamos ser o consumo responsável de vinho aquele do padrão da dieta do Mediterrâneo: 100-300 ml por dia, sempre junto com as refeições.
Lamentavelmente o azeite é o alimento mais fraudado do mundo e devemos ter cuidado com isso. O que define um azeite extra virgem não é apenas a acidez baixa, mas também outras características físico-químicas e organolépticas. A detecção de fraude no azeite é tecnicamente complexa e os comerciantes se aproveitam disso e da dificuldade que a maioria dos consumidores têm para reconhecer um produto idôneo.

Os vinhos e os azeites têm uma composição complexa. O que eles têm em comum é uma grande quantidade de polifenóis. É isso que os torna tão saudáveis. Os polifenóis são conhecidos pelos benefícios que trazem para a saúde. Eles, além de serem potentes antioxidantes, têm uma intensa ação antiproliferativa, pró-apoptótica, antiplaquetária e anti- -inflamatória. Isso é um júbilo para a saúde de qualquer um!
De 70 a 80% dos polifenóis dos azeites são o hidroxitirosol e outros compostos fenólicos relacionados ao tirosol. Eles também estão presentes em quantidade significativa nos vinhos. Essas substâncias agem de maneira benéfica sobre vários fatores de risco para doenças cardiovasculares. A saber: diminuem a frequência cardíaca, a pressão arterial, a oxidação do colesterol LDL (o mau!), a inflamação (processo inicial da aterosclerose), os marcadores trombóticos, a razão aterogênica das lipoproteínas e a expressão de genes relacionados a aterosclerose. Além disso aumentam o colesterol HDL (o bom!) e sua funcionalidade, e melhoram a função endotelial. Tudo isso diminui muito a incidência e a gravidade das doenças cardiocirculatórias, justamente aquelas que matam cerca da metade das pessoas com mais de 40 anos de idade.
Em 2011, a European Food Safety Authority divulgou um documento em que ressalta os benefícios de uma ingestão diária de azeite. Eles dizem que para sustentar essa alegação é necessário consumir diariamente, pelo menos, 5 mg de hidroxitirosol. Esse polifenol, no organismo, sofre ação de várias enzimas e tem como seu principal metabólito biológico o álcool homovanílico. Este mostra os seus efeitos benéficos para a saúde quando atinge uma concentração mínima de 20 mmol/L. Isso se consegue com a ingestão de 25 mL ou mais de azeite por dia, por no mínimo quatro dias.

No estudo a que nos referimos, o dr. Rafael De la Torre e seus colaboradores chegaram a dados estarrecedores. Eles constataram que os pacientes que tinham o quintil maior de concentração do álcool homovanílico, quando comparado com os de menor concentração, tiveram 9,2 anos adicionais de vida e 6,3 anos a mais livres de doenças cardiovasculares. Esses dados impressionam!
Mas Dionísio (o deus grego do vinho) e Athena (a deusa grega da sabedoria, que criou a oliveira) reservaram para nós –os mortais sedentos de vida e saúde– uma surpresa agora desvendada pelos cientistas. O consumo simultâneo e responsávelde vinho e azeite resulta num aumento sinérgico de tirosol e hidroxitirosol no organismo. Tal aumento, que em média é de 6 vezes, não se deve apenas à concentração desses polifenóis em tais alimentos, mas também à capacidade metabólica de cada indivíduo. Com isso podemos usufrui desses benefícios mesmo com uma ingestão menor de vinho e azeite.
Uma comida bem elaborada, acompanhada de um bom vinho e de um azeite de qualidade é, além de muito prazeroso, muito saudável. Desfrutemos disso!




No início, eu estava inseguro em relação às apostas esportivas online, mas depois de experimentar este site, onde recebo bonus de boas vindas supebert no Brasil, gostei muito. As odds são claras, o sistema é fácil de usar e gosto de acompanhar os jogos enquanto aposto. Isso realmente torna os esportes mais interessantes.
Boa tarde, encontrei muitos sites de jogos bons e realmente interessantes na Brasil. Não sei por quê, mas sempre achei interessante jogar aqui fortune gems slot. Se você também tem interesse em passar o tempo jogando os melhores jogos online, recomendo muito que experimente jogar aqui. É um modo bastante novo e emocionante que, logo no início, oferece bônus para o seu jogo.