Com cursos profissionalizantes, em formato híbrido, a plataforma oferece uma experiência renovada para enófilos, consumidores e o comércio e a indústria do vinho no Brasil.
A Formate Sommelier, plataforma virtual de ensino sobre o mundo dos vinhos e das demais bebidas existentes ao redor do mundo, após mais de 5 mil formações na Argentina, na Costa Rica e no Peru, desembarca oficialmente no Brasil com seus cursos on-line e já prepara o seu primeiro curso de vinhos semipresencial.
Seguindo os altos padrões acadêmicos da Escuela Argentina de Sommelier (EAS) e com o apoio dos sommeliers Rodrigo Kohn e Pablo Lauro, a proposta dos cursos é contribuir para a educação de novos profissionais, bem como aprimorar os conhecimentos de pessoas que amam vinho e também das que já são peça-chave na importação, comercialização, comunicação, venda e prestação de serviços de vinho no mercado brasileiro.
"A decisão de abrir uma sede no Brasil é o resultado do interesse e do crescimento sustentado no consumo de vinhos argentinos, somado ao turismo e à gastronomia pulsantes nos dois países", explica Marina Beltrame, fundadora da EAS e primeira mestre sommelier da Argentina.
Programa de Formação Integral de Sommeliers
O programa, com duração de 12 meses, reúne todo o conhecimento aprendido em 24 anos de pesquisa e ensino sobre os temas centrais da carreira de sommelier. O conteúdo é intenso e profundo, por isso haverá a mistura de aulas on-line e semipresenciais, para garantir a liberdade e o tempo de estudo de cada um.
As aulas teóricas virtuais são pré-gravadas, roteirizadas e estruturadas para que o aluno consiga acompanhar as aulas de forma assíncrona. Nas aulas práticas presenciais, a teoria será reforçada com provas, harmonizações, serviço e outras atividades.
"Queremos que nosso curso seja referência e líder na formação acadêmica de sommeliers na América Latina. Por isso, a ideia é unir pessoas que estejam comprometidas em aplicar o conhecimento científico e o técnico, e, para tal, criamos um espaço que promove o aprendizado plural para unir pessoas de todos os cantos do Brasil", comenta Rodrigo Kohn, sommelier, empresário e educador do mundo do vinho.
A plataforma dedicada ao treinamento virtual, desenvolvido pela Brainshock, dispõe da mais recente tecnologia voltada para a educação on-line, garantindo melhor usabilidade para os alunos e recursos visuais agradáveis e didáticos. "A implementação do curso nesse formato nos permite oferecer um programa acadêmico em sommellerie completo", justifica Kohn.
Convidamos você a fazer parte desse programa, que terá início em abril de 2024.
Cursos básicos On-line
A plataforma da Formate Sommeliers, possui ainda outros cursos, mais básicos e introdutórios, voltados para todos aqueles que desejam entrar no mercado e na indústria do vinho ou que queiram descobrir o mundo do serviço e degustação profissional de vinhos e bebidas, bem como aprofundar-se nele.
Os cursos são todos gravados, com legendas e áudio explicativo. O aluno tem 120 dias para finalizar seus estudos e garante o certificado emitido pela EAS somente após a conclusão das aulas e uma avaliação com nota mínima 7.
"Também queremos elevar o nível da indústria do vinho no Brasil com cursos de qualificação profissional e status acadêmico especializados nos campos de hotelaria, restauração e atividade vitivinícola sob a premissa de "consumo moderado e responsável de álcool", acrescenta Pablo Lauro.
Sobre os professores:
Marina Beltrame: Formou-se em hotelaria no ano de 1990 e, após trabalhar por cinco anos em estabelecimentos na Argentina, especializou-se na indústria de alimentos e bebidas, e ganhou experiência em restaurantes de Londres, da Califórnia, do Colorado, de Búzios e de Punta del Este. Foi viajando que conheceu George Sabaté, dono de uma das principais fábricas de cortiça da França, que, com seus contatos, conseguiu uma bolsa de estudos para Marina na École de Métiers de la Table, em Paris. Ao regressar à Argentina, em 1998, encontrou um campo fértil para a docência e passou a ministrar cursos para capacitar funcionários e donos de restaurantes. Ela começou a dar aulas em um pequeno bar e restaurante, mas logo o lugar ficou pequeno e, no ano seguinte, veio a ideia de criar a EAS.
Rodrigo Kohn: Começou muito jovem trabalhando nas redes Hyatt e Inter Continental, onde trabalhou por mais de 14 anos, sendo responsável pelo Serviço de Bebidas, pelas equipes de suporte e pela formação de pessoal dessas empresas para a América Latina. Foi Head Sommelier do Espacio Trapiche e da Estación 83, em Mendoza, durante quatro anos. Faz parte da organização e da gestão de grandes eventos como Wine Expo e Premium Tasting. Também liderou equipes de trabalho durante a organização do Concurso Melhor Sommelier do Mundo (Mendoza, 2016) quando foi Membro do Conselho de Administração da Associação Argentina de Sommeliers (AAS) e, anos depois, fez parte do organização do Concurso Melhor Sommelier da Argentina (Edições 2017, 2019 e 2022). Hoje atua como professor na Escola Argentina de Sommeliers (EAS) e administra a VINOBIEN, uma exclusiva loja de vinhos e wine bar localizada no coração da cidade de Mendoza. Também realiza consultorias para o setor alimentar e vitivinícola e ministra aulas na Formate Sommeliers.
Pablo Lauro: Nascido em Mendoza, de uma família de enólogos e produtores, formou-se Sommelier de Cava e Restaurante aos 21 anos, em 2009, na sede mendocina da EAS. Em 2012, tornou-se Sommelier Chefe do Park Hyatt Mendoza. Após alguns anos de degustações, concursos e experiências internacionais, decidiu empreender. Morador de Vila Velha, Espírito Santo, há pouco mais de 3 anos, administra um destacado restaurante representativo da cultura gastronômica argentina e, recentemente, também passou a atuar no setor de educação, comprometendo-se com o desenvolvimento da cultura e a formação vínico-gastronômica de novos sommeliers profissionais na Formate Sommeliers.
Comments