top of page
  • Vinho Magazine

1° Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa - CBVM 2023

Concurso inédito acontece de 01 a 03 de agosto e as inscrições para participação já estão abertas

A 1ª edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM já tem data marcada. Será realizado de 01 a 03 de agosto na capital paulista. A realização desse concurso inédito conta com o apoio da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Consevitis RS - Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, da Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, do SindVinho – Sindicato da Indústria do Vinho MG e Sindivinho RS.


O Brasil é, ao lado dos Estados Unidos, um dos maiores produtores de vinhos de uvas híbridas e americanas do mundo. Os vinhos de mesa representam a identidade vinícola nacional e as tradições dos imigrantes europeus. O lançamento do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa veio para mostrar ao mercado nacional o salto de qualidade que esse produto vem dando, através de intenso investimento e dedicação por parte de seus produtores.


No Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa os vinhos serão avaliados por categorias, sendo as de Brancos Tranquilos, Tintos Tranquilos, Secos Rosados Tranquilos, Frisantes, Espumantes, Filtrados Doces, Jurupingas (combinação de vinhos suaves aromáticos) e Mistelas (mosto simples não fermentado, adicionado de álcool etílico vínico). As amostras serão provadas às cegas por jurados brasileiros, entre enólogos e jornalistas especializados, e as que obtiverem as respectivas pontuações necessárias receberão os seguintes prêmios: Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata.


O Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa é uma iniciativa que conta com a expertise dos mesmos organizadores do Concurso Nacional de Vinhos e Destilados do Brasil – CVDB que já está na sua 23ª edição. “A partir da nossa larga experiência em realizações de concursos, e baseados em pesquisa de mercado, observamos a necessidade de um novo concurso de âmbito nacional, voltado exclusivamente para os vinhos denominados pela legislação “de mesa”, elaborados a partir de uvas americanas e híbridas”, diz Zoraida Lobato. Segundo a empresária, um dos objetivos do concurso é implementar e consolidar a ideia de que os vinhos de uvas híbridas – muitas delas excepcionalmente desenvolvidas ao longo de anos de pesquisas e do trabalho dedicado dos melhores técnicos em agricultura do país – oferecem qualidade, boas características organolépticas e, consumido com moderação, também traz benefícios à saúde.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


O regulamento e as inscrições das amostras para participar do 1º Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM podem ser solicitadas por e-mail e whatsapp. Cada amostra concorrente deve ser acompanhada com seu respectivo formulário de inscrição, totalmente preenchido e enviado por e-mail ou correio antes de 20 de Julho de 2023.

Commentaires


bottom of page