top of page
  • Vinho Magazine

Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair se consolidam no mercado Latino-americano

Eventos reuniram mais de 8 mil compradores de 9 países e de 16 estados brasileiros



As feiras São Paulo Internacional Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair, realizadas no final de março em São Paulo, ampliaram as suas presenças no mercado brasileiro e projetaram os produtores nacionais para o mercado internacional. Os eventos reuniram mais de 8 mil compradores/visitantes de 9 países, como Bélgica e Dinamarca, presentes pela primeira vez, e expositores de 16 estados brasileiros, com destaque para Piauí e Maranhão nas cachaças, e Goiás e Minas Gerais nos vinhos, que não haviam participado.

Com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento; Associação Comercial de São Paulo; ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil); SindResBar – SP e Confederação Nacional do Turismo (CNTur), entre outras entidades, os eventos contaram com a palestra e master class "Diversidade do Mundo do Vinho", com o empresário e jornalista belga Baudouin Havaux, presidente da Vinopres, empresa que organiza o Concurso Mundial de Bruxelas, um dos maiores e mais respeitados concursos de bebidas do mundo, e a realização da primeira reunião da câmara setorial nacional do vinho.



"Depois da pandemia, a Wine Trade Fair e a Cachaça Trade Fair vêm crescendo a cada ano e se consolidam como as principais feiras de negócios da cadeia produtiva de destilados da América Latina. As presenças dos secretários da Agricultura e do Turismo do governo demonstraram a representatividade que os eventos alcançaram" comenta Zoraida Lobato, idealizadora das feiras.

Voltados para profissionais e produtores dos segmentos de vinhos e destilados, os eventos são totalmente focados no B2B, desde o agronegócio até a chegada do produto nas prateleiras e gôndolas de venda, passando pela disseminação do conhecimento e tecnologia. Têm como objetivos difundir e fomentar o conhecimento tecnológico, social, agronômico, dos aspectos produtivo, da comercialização, da distribuição e do serviço entre todos os participantes da cadeia produtiva do vinho e da cachaça.

Na edição 2024, foram 95 empresas expositoras, que representam aproximadamente 250 marcas de vinhos, cachaças e outros elos da cadeia produtiva, de países como Argentina, Bélgica, Chile, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. Do Brasil, estiveram presentes produtores das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.



Vencedores do Concurso Top 10

Em sua sexta edição, o Concurso Top 10 da Wine e Cachaça Trade Fair, elegeu os melhores vinhos e destilados apresentados na edição 2024. Jurados, degustadores e jornalistas especializados em cada uma dessas categorias, provaram às cegas os diferentes produtos e escolheram os melhores vinhos:

Toca Real – Dão Reserva – Portugal; Nancul Syrah Reserva Elegant – Chile; Casir dos Santos Estate Chardonnay – Argentina; Paxis Lisboa Medium Dry – Portugal; Casa do Lago Rosé – Portugal; Casir dos Santos Estate – Petit Verdot – Argentina; Espumante Rosé Brut Santa Vila Elit – Brasil; Mataojo Touriga Nacional Reserva – Uruguai; Contramano Tannat – Argentina, e Finca Suarez Paraje Altamira Blanco de Parcela – Argentina.

E os melhores destilados: Cachaça Refazenda Amburana; Cachaça Filippini Blend Premium Carvalho; Cachaça Bylaard Amburana; Cachaça Do Imperador Extra Premium Pedro II; Cachaça Gogó da Ema Bálsamo; Rum Z by Ligia Maria; Cachaça Velho Alambique Blend Premium; Cachaça Harmonie Schnaps XI, e Cachaça Pinocos Amburana.

Comments


bottom of page