top of page
  • Vinho Magazine

Wine e Cachaça Trade Fairs

As feiras de negócios do setor de bebidas adultas mais importantes de São Paulo reuniram profissionais da área no novo Anhembi


O senador da República Italiana Fausto Longo; Zoraida Lobato, diretora do evento e Julio Junqueira, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, cortam a fita inaugural.
O senador da República Italiana Fausto Longo; Zoraida Lobato, diretora do evento e Julio Junqueira, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, cortam a fita inaugural.

Ponto de encontro da cadeia produtiva do vinho e da cachaça, as feiras de negócio São Paulo International Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair, tiveram como tema em 2023 “Disrupção e Inovação para as Empresas do Setor de Bebidas Adultas”.

Em 2023 com certeza cumprimos os nossos objetivos. Durante três dias, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, realizamos a sétima edição destes eventos, ocupando 4 mil metros quadrados de área e reunindo 168 expositores que representavam mais de 400 marcas.


Grupo do Ibrac, Instituto Brasileiro da Cachaça, liderado por Julia Ohana, ao centro, de roupa preta e tênis brancos
Grupo do Ibrac, Instituto Brasileiro da Cachaça, liderado por Julia Ohana, ao centro, de roupa preta e tênis brancos

Estiveram expondo seus produtos e serviços sete países, a saber: Portugal, Espanha, Itália, Chile, França, Uruguai e Argentina. O Brasil se fez representar por 14 estados da Federação: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Alagoas. Ceará, Bahia, Goiás, Espírito Santo e Paraná.

Participam das feiras como expositores, empresas de todos os elos da cadeia produtiva das bebidas, desde companhias que pertencem ao agronegócio, tais como produtores de fertilizantes, maquinários, insumos, produtos para a produção como equipamentos para destilaria, leveduras, envase, rotulagem, e obviamente o produto acabado.

As feiras são direcionadas exclusivamente aos profissionais do setor, inteiramente B2B. Firmamos parcerias estratégicas com associações como Sebrae, Abrasel, Flhoresp e Abmaq, assim garantimos que os visitantes sejam profissionais de alto nível com poder de compra e de decisão.

Durante os três dias de realização dos eventos, recebemos 4.200 visitantes, que se dividiram qualitativamente entre produtores, enólogos, pesquisadores, importadores, donos e gerentes de bares e restaurantes, distribuidores, entre outros profissionais do setor.

Por serem eventos que já fazem parte da agenda da cidade e da agenda de todos os profissionais do setor, nesse ano recebemos compradores de oito estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além dos participantes brasileiros, a feira recebe também visitantes internacionais e esse ano, primeira edição pós-pandemia, recebemos a visita de profissionais de cinco países: Estados Unidos, Bélgica, Itália, Chile, Panamá,

O evento WCTF se propõe ser não somente um balcão de venda de produtos, mas dentro do seu escopo ele traz a missão de ser um agente facilitador para o intercâmbio de conhecimento e de networking entre os players do setor.

Mesa redonda com o vinhateiro Cláudio Góes; o jornalista Eduardo “Didu” Russo e a enóloga Caline Luiza Rasador, da vinícola Campestre.
Mesa redonda com o vinhateiro Cláudio Góes; o jornalista Eduardo “Didu” Russo e a enóloga Caline Luiza Rasador, da vinícola Campestre.

Por isso, promove o congresso Cicavi, Congresso Internacional da Cachaça e do Vinho, que esse ano teve a organização dos profissionais da entidade BaresSP.

Pela experiência da entidade, o foco do congresso se deu para as práticas e o serviço de bares e restaurantes.

“A presença do Ibrac na Cachaça Trade Fair neste ano de 2023 viabilizou a participação de produtores de diferentes regiões do país, que puderam promover seus produtos e novidades para um público qualificado. Como parceiros de longa data, é importante frisar que o evento possibilita um relevante networking para o fortalecimento e a troca de contatos entre produtores e compradores, gerando novas oportunidades de negócios para o setor da Cachaça”, destaca Júlia Ohana, Coordenadora de Promoção e Ações Institucionais do Instituto Brasileiro da Cachaça, Ibrac.’’


Marcelo D’Arenzo, CEO da Wine.com, palestrante no evento
Marcelo D’Arenzo, CEO da Wine.com, palestrante no evento

Além do congresso a feira proporciona aos visitantes e aos expositores a oportunidade de conhecer e discutir as tendências para o segmento de bebidas adultas, e um tema que foi amplamente debatido em mesas redondas, com participação especial do empresario Cláudio Góes, representando a Câmara Setorial Nacional do Vinho; o influencer Didu Russo, a enóloga da Vinícola Campestre, Caline Luiza Rasador; o diretor da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton e com a mediação do jornalista Eduardo Viotti, para debater as tendências e o futuro do vinho de mesa, sob o tema “ Vinho de Mesa à Mesa”


Outro ponto alto do evento foi a palestra do executivo da maior importadora de vinhos do Brasil, Marcelo D’Arenzo, CEO da Wine.com, que iniciou suas atividades como um clube de vinhos e hoje tem mais de 300 mil assinantes, um e-commerce e lojas físicas, importadora e distribuidora para atender ao mercado B2B.


As feiras também carregam a responsabilidade de aproximar as empresas com o poder público e assim proporcionar que ambos dividam suas necessidades e encontrem caminhos para melhorar o mercado e a comunidade. Daí a sempre grande preocupação em trazer para perto autoridades do setor. Este ano a feira foi inaugurada pelo Secretario Estadual da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Julio Junqueira, para que ele pudesse conhecer os empresários do setor – e vice versa.


Estande da vinícola Campestre.
Estande da vinícola Campestre.

PERSONALIDADE DO ANO

Com o objetivo de destacar as pessoas que fazem a diferença no setor do vinho e da cachaça, todos os anos o conselho da feira elege duas personalidades dos setores envolvidos.


Esse ano os escolhidos foram:


No setor Vitivinicultor:

• Murilo Regina, presidente da Aprovin e um dos pesquisadores

e defensor do sistema de dupla poda para o plantio da uva

em climas específicos.

• Marcio Marson, consultor, presidente da Pró-Vinho.


No setor da Cachaça

• Carlos Lima, ex-diretor do Ibrac, hoje executivo da Diageo.

• Orlando Osmar Régis, maior colecionador de cachaça do Brasil e fundador do Museu da Cachaça em Curitiba, PR.


Giovana e Marcelo, da Bendito Vinho, com suas premiações
Giovana e Marcelo, da Bendito Vinho, com suas premiações

TOP TEN

Com o objetivo de destacar os principais produtos da feira, a organização todos os anos convida especialistas para degustar e avaliar alguns dos produtos expostos, e escolher dentre eles os dez melhores em suas categorias. Essa ação não só destaca seus produtos como ajuda a incrementar as vendas.

Para o próximo ano, temos novidades: estamos de casa nova, a data será de 18 a 20 de abril, mas agora no CenterNorte, tradicional e requintado pavilhão de exposição de feiras B2B em São Paulo, com fácil acesso, ar-condicionado e maior comodidade.


Top 10 - Wine Trade Fair 2023

Produtor: Antonio Dias Vinhos Finos Rótulo: Antonio Dias Pinot Noir 2022 Região: Brasil/RS - Alto Uruguai Produtor: Casa Palla Rótulo: Baglio Oruri Nerello Mascalese 2019 Região: Sicilia Produtor: Vinicola Fin Rótulo: Tannat Safra Histórica 2020 Região: Brasil/RS - Missões Produtor: Emociones - RA Wines Rótulo: RA Emociones 2017 Região: Mendoza, Vale de Uco Produtor: Real Wines Rótulo: Peposo - Podere Montale nd Região: IGT Toscano Produtor: Nueva Valle Rótulo: Syrah - Elqui Wines 2018 Região: Chile - Elqui Produtor: Wine and Foods Rótulo: Bordeaux Petit Boyer 2018 Região: França - Bordeaux Produtor: Bendito Vinho Rótulo: Mythos 2020 Região: Portugal - Tejo Produtor: Campestre Rótulo: Zanotto Reserva 2019 Região: Brasil/RS Produtor: Bendito Vinho Rótulo: Altisimo Ricominciare Codice 2020 Região: Mendoza


Top 10 - Cachaça Trade Fair 2023

Produtor: Gogó da Ema Rótulo: Gogó da Ema Nox Região: Alagoas Produtor: Cachaça Brotas Rótulo: Cachaça Valente Região: Carvalho Brotas/SP Produtor: Brisa Da Serra Rótulo: Cachaça Brisa Ouro Região: Figueira São Paulo Produtor: Destilaria Ituana Rótulo: Cachaça Ituana Carvalho Região: Itu/ SP Produtor: Cachaça Galeão Rótulo: Cachaça Galeão Umburana Região: Ouro Ubaí/MG Produtor: Cachaça Aroeira Rótulo: Vodka Montmartre Tridestilada Região: Zona da Mata/MG Produtor: Ligia Maria Rótulo: Dry Gin Van Gorden Região: Itupeva/ SP Produtor: Capueira Rótulo: Capueira Gin Produtor: Antonio Dias Rótulo: Antonio Dias Brandy 12 anos Região: Alto Uruguai/RS Produtor: Império da Kaxasa Rótulo: Café (saborizada)

Comments


bottom of page