top of page
  • Vinho Magazine

Vinho e serviço

Observar a temperatura ideal de cada tipo de vinho pode exaltar suas melhores qualidades

 


Os vinhos espumantes são aqueles que devem ser servidos a temperaturas mais baixas
Os vinhos espumantes são aqueles que devem ser servidos a temperaturas mais baixas

A temperatura de serviço dos vinhos é algo importante, capaz de alterar as características de sabor e aroma da bebida. Posto isso, ela não deve se tornar um problema, ou um impeditivo. Ficar enfiando um termômetro no copo só se justifica em caso de uma degustação técnica muito especializada, para a avaliação rigorosa de um produto.

 

Fazê-lo em um restaurante ou diante de convidados, pode parecer exagero, ou pedantismo. Mesmo assim, vale a pena ter algum cuidado: em geral tomamos vinho branco gelado demais e vinho tinto quente demais.

 

A maneira mais usada para refrescar uma garrafa de vinho é mantê-la por algum tempo na geladeira (que, em média, tem uma temperatura interna ao redor de 5º C, mas há uma enorme possibilidade de variação) ou imersa em um balde com cubos de gelo e água gelada.

 

Fortificados

Veja que apenas cubos de gelo, sem a presença de líquido, vão demorar muito mais para esfriar a garrafa, adicione sempre, portanto, um pouco de água para envolver a garrafa. Sal grosso sobre o gelo pode também acelerar um pouco o processo de resfriamento.

 

Evite colocar uma garrafa que está à temperatura ambiente diretamente no freezer, onde a temperatura pode estar a até -20º C. O choque térmico pode eventualmente causar reações na bebida, reduzindo a intensidade de suas características organolépticas (de aroma e paladar).



Ao final de uma refeição, foram provados diversos tipos de vinhos
Ao final de uma refeição, foram provados diversos tipos de vinhos

 

Tome também extremo cuidado ao abrir espumantes fora de sua temperatura ideal de serviço (menos frios): a rolha tende a explodir e pode causar ferimentos e hematomas. Esse cuidado deve ser redobrado em caso de tentativas de abertura por sabragem, o método napoleônico com o uso de espadas: os acidentes com cortes nas mãos são frequentes.

 

Vinhos acima da temperatura ideal podem ressaltar a alcoolicidade, que se torna dominante e desagradável. Também perdem o frescor e os aromas primários.

 

Por outro lado, vinhos mais frios que o indicado podem ocultar suas melhores características organolépticas (aroma e paladar).

 

Veja na imagem abaixo uma tabela simplificada, por estilo de vinho:



Comments


bottom of page