top of page
  • Vinho Magazine

Vinícola Jabuticabal - O Maior Pomar de Jabuticabas do Mundo.

Há mais de 20 anos cultivando jabuticabas e explorando o que há de melhor da culinária típica da fruta, a Vinícola Jabuticabal mantém mais de 40 mil pés de jabuticabas em sua fazenda. Além disso a casa conta com restaurante, choperia, lanchonete, empório, cafeteria e outras atrações para encantar os visitantes, oferecendo pratos especiais e vinhos requintados para degustação.


O empreendimento começou em 1947 quando, após a Segunda Guerra Mundial, Antônio Batista da Silva plantou os primeiros pés de jabuticaba nas terras que viriam a formar a Fazenda Jabuticabal.


A Fazenda Jabuticabal está sediada no Distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia (Goiás) e é desta propriedade rural que é extraída a matéria prima utilizada na vinícola, que fica dentro da fazenda.

Os anos se passaram e a Fazenda Jabuticabal se tornou a maior produtora de jabuticaba do Brasil e do mundo, sendo a única a beneficiar o fruto, transformando-o em diversos produtos industrializados.


A Fazenda Jabuticabal iniciou o processo de industrialização da jabuticaba em1999, com tecnologia desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás, dando início às atividades da Vinícola Jabuticabal.


Desde 2012 a empresa é administrada pela terceira geração da família fundadora, e o foco de desenvolvimento está também no ecoturismo. A Vinícola Jabuticabal abre as portas para o turismo rural no período da safra, geralmente de setembro a outubro, disponibilizando uma excelente estrutura para quem busca o sossego e distanciar-se da cidade grande.

Além do restaurante, que oferece vários pratos tendo a jabuticaba como ingrediente, os visitantes podem ainda realizar seu evento nos espaços da fazenda, ou adquirir o Day Use, com a possibilidade de colher as frutas no pé.



História

Em 1947, Antônio Batista da Silva, um jovem produtor rural, iniciou a plantação dos primeiros pés de jabuticaba em Hidrolândia, Goiás. Com muito trabalho familiar e esforço, criou a Fazenda Jabuticabal, propriedade especializada em produção de jabuticaba.

Em 1999 seu filho Paulo Antônio Silva assumiu a tradição de plantar jabuticaba, mas com a visão inovadora de produzir derivados da fruta, como vinhos, licores, aguardentes etc.

Nesse mesmo ano foi realizada uma parceria com a Universidade Federal de Goiás para o desenvolvimento dos produtos, e assim, nasceu a Vinícola Jabuticabal. A empresa se tornou referência na produção de fermentados de jabuticaba, sendo a primeira no país a produzir este tipo de bebida.


Em 2012, a vinícola iniciou atividades de turismo rural e enoturismo, tornando-se referência no turismo goiano. Ao lado da Fazenda Jabuticaba,l tornaram-se os maiores produtores dessa fruta do Brasil e do mundo.


Jabuticaba, genuinamente brasileira.

A jabuticaba é o fruto da jabuticabeira (Plinia cauliflora), uma espécie arbórea, de cultivo perene, frutífera, com alta produção. É espécie nativa do Brasil, originária do bioma Mata Atlântica. Há mais de 40 variedades de jabuticabeiras no Brasil, todas da família das Myrtaceae, uma das mais importantes famílias frutíferas de ocorrência no país.


Os frutos comercializados são advindos de três variedades principais, conhecidas popularmente como "Sabará", "Pingo de mel" e "Paulista". O nome jabuticaba tem origem indígena, e foi assim denominado pelos tupis, que saboreavam seu fruto tanto ao natural como fermentado, e a chamavam de IAPOTI'KABA, cujo significado pode ser descrito como "frutos em botão".



A jabuticabeira pode viver por um longo período de tempo, tendo registros no Brasil, de árvores com mais de 200 anos de vida.


Jabuticaba e seus benefícios para a saúde

A jabuticaba é benéfica para a saúde, pois contém compostos semelhantes aos de uvas, amoras e cranberries. A jabuticaba possui compostos fenólicos antioxidantes, com ações anti-inflamatórias, antienvelhecimento, entre outras. A fruta pode ser consumida in natura, e também em geleias, licores, aguardentes e vinhos.


Os Produtos:


JabutiKaba Seco Fermentado de Jabuticaba Tinto Seco

O Fermentado de Jabuticaba Seco é um produto sofisticado e requintado, meticulosamente produzido a partir de jabuticabas frescas colhidas em nossa propriedade.

O produto passa por um processo cuidadoso de vinificação em fermentadores, seguido por um período de armazenamento em barris de carvalho, que lhe conferem aromas e sabores únicos, provenientes da interação com a madeira. Esse processo artesanal de produção tem duração média de 1ano, garantindo qualidade excepcional. O Fermentado de Jabuticaba possui teor alcoólico de 10% proveniente do processo fermentativo, e se torna um deleite para apreciadores de vinhos encorpados e intensos. Sua acidez elevada, que reflete as características distintas da própria fruta, torna essa bebida uma escolha impressionante. Ao degustá-lo, você será envolvido por sabores complexos, com notas frutadas e um toque sutil de especiarias provenientes do carvalho. Essa criação harmoniza perfeitamente com pratos requintados, carnes vermelhas e especialmente com carne suína, realça os sabores e proporciona uma experiência gastronômica única.


É recomendado servi-lo à temperatura de 14°C. A oxigenação em um decantador ajuda a liberar notas sutis e realça o sabor da bebida.



JabutiKaba® Suave Fermentado de Jabuticaba Tinto Suave

O Fermentado de Jabuticaba Suave é um produto sofisticado, produzido a partir de jabuticabas frescas colhidas na fazenda. O produto passa por um processo cuidadoso de vinificação, em fermentadores, seguido por armazenamento em barris de carvalho, que conferem ao produto aroma e sabores únicos, provenientes da interação com a madeira. Esse processo artesanal de produção tem duração média de 1 ano, garantindo uma qualidade excepcional. O Fermentado de Jabuticaba possui teor alcoólico de 10% proveniente do processo fermentativo. No processo é adicionado açúcar para que reduza levemente a sensação do álcool e equilibre a acidez da fruta. Sua acidez elevada, que reflete as características distintas da própria fruta, torna essa bebida a escolha ideal para apreciadores de vinhos suaves. Ao degustá-lo, você será envolvido por sabores complexos, com notas frutadas e um toque sutil de especiarias provenientes do carvalho. Harmoniza perfeitamente com pratos requintados, carnes vermelhas e especialmente com carne suína, realça os sabores e proporciona uma experiência gastronômica única. É recomendado servi-lo em temperatura de 10°C, a oxigenação em um decantador ajuda a liberar notas sutis e realça o sabor da bebida.


JabutiKaba® Fino Fermentado de Jabuticaba Licoroso Doce

Jabutikaba Licoroso é produzido com jabuticabas in natura colhidas na propriedade. É realizado um processo de vinificação em fermentadores, e maturação em barris de carvalho. No decorrer do processo produtivo, é realizada a fortificação do produto com adição de aguardente produzida da própria jabuticaba, até a bebida atingir o teor alcoólico de 14%. O licoroso apresenta um sabor incrível e único, possui o perfeito equilíbrio entre a acidez da fruta e o álcool proveniente da fermentação da jabuticaba. Apresenta notas sutis de canela, aroma com toque de especiarias provenientes do carvalho. Esse produto harmoniza perfeitamente com pratos requintados, carnes vermelhas e especialmente carne suína, realça os sabores e proporciona uma experiência gastronômica única. É recomendado servi-lo em temperatura de 8 a 10°C.


Dourado Seco Fermentado de Jabuticaba Seco

O Fermentado de Jabuticaba Dourado Seco é produzido somente com a polpa da jabuticaba, não sendo utilizada a casca da fruta em sua produção. As jabuticabas são colhidas frescas em nossa propriedade e despolpadas em maquinário apropriado. Um produto sofisticado e requintado, que passa por um processo cuidadoso de vinificação em fermentadores, seguido por um descanso em tanques de inox por longo período. O produto apresenta coloração dourado intenso, aroma suave de frutas frescas, com acidez equilibrada. O processo artesanal de produção tem duração média de 1 ano, garantindo qualidade excepcional. O fermentado possui teor alcoólico de 10% proveniente do processo fermentativo. Essa criação harmoniza perfeitamente com queijos finos e pescados. É recomendado servi-lo em temperatura de 14°C. A oxigenação em um decantador ajuda a liberar notas sutis e realça o sabor da bebida.


Dourado Suave Fermentado de Jabuticaba Suave

O Fermentado de Jabuticaba Dourado Suave é produzido somente com a polpa da jabuticaba, não sendo utilizada a casca da fruta em sua produção. As jabuticabas são colhidas frescas em nossa propriedade e despolpadas em maquinário apropriado. É um produto sofisticado e requintado, passa por um processo cuidadoso de vinificação em fermentadores, seguido por um descanso em tanques inox por um longo período. O Fermentado de Jabuticaba possui teor alcoólico de 10% v/v provenientes do processo fermentativo, no processo é adicionado açúcar para que reduza levemente a sensação do álcool e equilibre a acidez da fruta. O produto apresenta coloração dourado intenso, aroma suave de frutas frescas, com acidez equilibrada. O processo artesanal de produção tem duração média de 1 ano, garantindo uma qualidade excepcional. O fermentado possui teor alcoólico de 10% v/v proveniente do processo fermentativo. Essa criação harmoniza perfeitamente com queijos finos e pescados. É recomendado servi-lo em temperatura de 14°C. A oxigenação em um decantador ajuda a liberar notas sutis e realça o sabor da bebida.


Jabuticabinha Aguardente de jabuticaba

A aguardente de jabuticaba é uma bebida obtida através da destilação do mosto fermentado de jabuticaba, que possui um teor alcoólico de 39%. As jabuticabas são colhidas frescas em nossa propriedade e submetidas a um processo de fermentação. Posteriormente passa por um processo de destilação em alambiques de cobre. No processo de destilação é coletado somente o coração do destilado, porção de melhores características organolépticas. O destilado é armazenado em barris de carvalho e mantém contato com a madeira por um período de 6 meses, suficiente para se ter um sabor incrível, com notas frutadas e aromas amadeirados, advindos do carvalho. É uma bebida suave e equilibrada. É recomendado servi-la em temperatura ambiente (24°C), mas pode ser apreciada em temperaturas mais baixas também.

bottom of page