top of page
  • Vinho Magazine

Tradição - Veja dicas de restaurantes que trazem o melhor de São Paulo e do Rio com muitas histórias

Cozinha descomplicada, suculenta, em lugares interessantes para você comer muito bem a preços extremamente sedutores e ainda desfrutar de longas e divertidíssimas tradições. Gostou? Então confira os locais que indico a você nesta edição.


Por: Paulo Greca Colunista do Eat4fun, no portal da Band.

www.paulogreca.com.br - @paulogreca


Rio de Janeiro



B&B HOTELS COPACABANA FORTE:
B&B HOTELS COPACABANA FORTE:

Os saudosistas podem conferir o cafezinho carioca coado e os bolinhos de chuva do Café da Manhã no restaurante do hotel, num farto buffet com geleias, frios, torradinhas, iogurtes, omeletes, tortas, bolos e pães de queijo absurdamente crocantes. O desjejum atende não somente a hóspedes, mas também ao público em geral que frequenta a região e faz dali um ponto de encontro matinal. O lugar não serve almoço ou jantar, porém no entorno há excelentes opções de restaurantes e barzinhos.


Rua Francisco Otaviano 38; T (21) 3505-5555

@bbhotelsbrasil


BAR DA PORTUGUESA
BAR DA PORTUGUESA

BAR DA PORTUGUESA:

Um dos mais saborosos e espetaculares bolinhos de bacalhau que você vai comer na vida. Localizado em Ramos, esse botequim inaugurado em 1968 está situado ao lado da casa do saudoso Pixinguinha e serve especialidades tradicionais regadas a cerveja geladíssima, num espaço bem gostoso com área externa. Vale experimentar também o Pastel de Polvo, em meio a itens deliciosos do cardápio enxuto. Carro chefe da casa, o Pixinguinha 20 Ver fecha o pacote gastronômico com maestria.


Rua Custódio Nunes 155; T (21) 3846-2472

@bar_da_portuguesa



TIJUCA CHOPPERIA
TIJUCA CHOPPERIA

TIJUCA CHOPPERIA:

No coração de um dos mais tradicionais bairros da zona norte carioca, tem atendimento excepcional e fartas porções para até 4 pessoas. De dar água na boca, o restaurante oferece pratos suculentos como a entrada de Camarão Frito seguido no principal pelo Linguado ou Salmão à Belle Meunière, com arroz de brócolis e batatinhas fritas. Para acompanhar, chopp ou cerveja estupidamente gelados (claro!). Na sobremesa, uma mesa enorme com doces variados para você se deliciar.


Rua Afonso Pena 43; T (21) 2567-9662

@tijuca_chopperia



Rampinha
Rampinha

RAMPINHA:

Na Praça da Bandeira, um típico restaurante português, fundado no ano de 1989 pela família Tomaz Correia. Confira logo de entrada, a porção de Bolinhos de Bacalhau, seguida no principal pelo Bacalhau à Rampinha, grelhado com batatas coradas, pimentão, tomate, cebola e camarão. Para sobremesa, Toucinho do Céu e Pastel de Belém fecham o pacote gastronômico.


Praça da Bandeira 201; T (21) 2273-7647

@rampinharestaurante.rj



Bar Columbia
Bar Columbia

BAR COLUMBIA:

Botecão antigo bastante pitoresco com mesinhas espalhadas por toda a calçada, muito ruído e agitação. Também chamado de “Columbinha”, fica numa das ruas mais movimentadas do bairro do Rio Comprido. Culinária com clássicos da infância de quem já passou dos 50 anos. O forte da casa são os tradicionais pratos dos tempos da vovó, como Bife de Fígado, Bife à Milanesa, Língua de Boi, Sopa de Ervilha ou Canja de Galinha. Perfeito para os mais tradicionalistas.


Rua Haddock Lobo 342; T (21) 3596-7730

@bar.columbia



Combinado Carioca

COMBINADO CARIOCA:

Restaurante tijucano na Praça Saens Peña. No menu, gostosuras como a entrada que leva o nome do lugar, Combinado Carioca, com carne seca e polenta. Durante a semana, almoços temáticos como vegano na 2ª, regional na 3ª, italiano na 4ª, árabe na 5ª, feijoada na 6ª, frutos do mar no sábado e repeteco da feijuca no domingo. Vá de drink Olha o Mate, de cachaça, mate, redução de amora e suco de limão. Dias úteis, das 16h às 19h, o happy hour tem porções e drinks em dobro.


Rua Carlos Vasconcelos 155; T (21) 3738-0110

@combinadocarioca



Galezzo

GALEZZO:

Galeteria italiana situada em Ipanema, especializada em massas artesanais e grelhados na brasa como o suculento Galeto à Campanha. Também imperdível, o Polvo Braseado vem com brócolis ao alho, batatinhas ao murro e aióli cítrico. Para acompanhar, coquetéis coloridos ou drinks autorais. Experimente o Equilibrato: Rum Oro, limoncello, redução de capim limão, mix de maracujá e angostura bitter. Para as crianças, Menu Kids. É pet friendly e acessível para necessidades especiais.


Rua Teixeira de Melo 53; T (21) 97094-7931

@galezzorestaurante


São Paulo


Origens mar

ORIGENS MAR:

No emblemático Parque Balneário Hotel, em Santos, o restaurante traz destaque para os frutos do mar. Comece com o Fritto Di Mare, um mix de camarões, lula e iscas de peixe empanados e fritos. No principal, o Lombo de Bacalhau, com tapenade de azeitona. Aos sábados, Feijoada e samba ao vivo. Perfeito ter um final de semana para desfrutar das delícias. Em uma palavra? Imperdível.


Av. Ana Costa 555; T (13) 3285-6900

@parquebalneariohotel



Frê Restobar

FRÊ RESTOBAR:

Em Santa Cecilia, elegância e sofisticação. Pratos suculentos, drinks e vinhos a preços sedutores. Destaque para Burrata Mediterrânea, seguida pelo Burger Frê. Na sobremesa, Sorvete da Casa, de doce de leite ou chocolate com crostini. Para os pets, área externa com direito a cardápio exclusivo. Para as crianças, Menu Kids. Possui acesso a cadeirantes e banheiro adaptado.


R. Tupi 232; T (11) 95047-1200

@fre_restobar



Zumba da Carne de Sol

ZUMBA DA CARNE DE SOL:

Restaurante com pegada nordestina no bairro do Itaim Bibi, serve porções generosas a preços bem convidativos. Destaques para a Feijoada Zumba, com caipirinha da casa como cortesia. O Prato Comercial, com carne, frango, calabresa ou bisteca, acompanha arroz, feijão, farofa, fritas ou salada. É muito bem servido e pode até ser dividido por duas pessoas. Para a saideira, o “cafezinho do almoço” - grátis - encerra a comilança. Há variedade de sanduíches, salgadinhos, sucos e sorvetes.


Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues 498 (11)

3845-5873, @zumbadacarnedesol



Dr. Costela

DR COSTELA:

Costelinha perfumada, suculenta, crocante por fora, macia por dentro, dá água na boca só de olhar. Só no km 293,5 da Régis Bittencourt para desfrutar as delícias que o chef Celso Frizon prepara. Siga no trecho entre Itapecerica e São Lourenço da Serra para encontrar o restaurante às margens da BR 116. Não deixe de pedir a Costela na Brasa, com polenta frita, farofa e vinagrete para harmonizar com um dos vinhos disponíveis na bela adega. Para a sobremesa, Sagú de Vinho. Nada mais gaúcho…


Rodovia Régis Bittencourt km 293,5; T (11)

4147-1557; @dr.costela



Piolim

PIOLIM:

Inaugurado há mais de 50 anos, o restaurante possui clientela cativa formada pela classe artística que faz dali seu ponto de encontro. Pratos fartos a preços convidativos podem ser divididos tranquilamente por até 3 pessoas. Não deixe de provar os drinks autorais, vinhos a preços justos ou sucos da casa para acompanhar o imperdível Filé à Claudette; corte de mignon alto com batata portuguesa. Enfim, um ótimo lugar para ir com amigos ou família para se divertir e apreciar a excelente culinária italiana.


Rua Augusta 311; T (11) 3256-9356

@cantinaepizzariapiolim

Comments


bottom of page