top of page
  • Vinho Magazine

Nasce primeira empresa do Sul do país a produzir tanques em formato de ovos de concreto para...

Nasce primeira empresa do Sul do país a produzir tanques em formato de ovos de concreto para a indústria vinícola


UOVO é a primeira empresa do Sul do Brasil a produzir tanques de concreto em formato oval para a indústria vinícola.
UOVO é a primeira empresa do Sul do Brasil a produzir tanques de concreto em formato oval para a indústria vinícola.

UOVO traz na bagagem a expertise de 44 anos no ramo de concreto e de mais de duas décadas de trabalho com tintas minerais por meio da atuação dos diretores em empreendimentos localizados na Serra Gaúcha. Novidade poderá ser conhecida na ProWine, em outubro, em São Paulo


É da Serra Gaúcha a primeira empresa do Sul do Brasil a produzir tanques de concreto em formato oval e em esfera para a indústria vinícola. A UOVO nasce em Bento Gonçalves com a proposta de ser uma alternativa para empreendimentos do setor que buscam processos de elaboração especiais, com os benefícios que o formato e o material utilizado na fabricação proporcionam à bebida. Para tirar a UOVO da casca foram investidos cerca de R$ 500 mil.


Sócios Pedro Antônio Reginato, Paula Grazia Reginato e Adelar Silvestro unem as experiências em concreto e com tintas minerais para dar vida à UOVO.
Sócios Pedro Antônio Reginato, Paula Grazia Reginato e Adelar Silvestro unem as experiências em concreto e com tintas minerais para dar vida à UOVO.

Com opções de tanques para vinhos tintos com capacidade para 1,2 mil litros (oval) e 1,5 mil litros (esfera), a novidade será apresentada oficialmente durante a ProWine, entre os dias 3 e 5 de outubro, em São Paulo (SP). Antes, a empresa lançará o produto para enólogos e empresários do setor, em evento fechado, que será realizado em Bento Gonçalves.


Apesar de ser uma marca nova no mercado, a UOVO carrega no DNA a expertise de seus fundadores, com um know-how de 44 anos de empreendedorismo nos ramos de concretagem e de mais de duas décadas no segmento de tintas e revestimentos por parte dos seus diretores.


A diretora da UOVO, Paula Grazia Reginato, cita como vantagens da empresa a proximidade geográfica com a principal região vitivinícola do país, o pós-venda e o valor final, que deverá ficar abaixo dos concorrentes importados. A executiva revela ainda que os estudos de desenvolvimento da UOVO tiveram início em 2021.


“É um projeto que ganha vida agora depois de um período de testes para identificar melhorias, estudar o mercado e apresentar um produto que tem como objetivo ser uma ótima alternativa para as vinícolas. Os tanques de concreto em formato oval são usados para elaborar vinhos com as características que realçam as qualidades de cada variedade. O setor vinícola está sempre em busca do equilíbrio entre o tradicional e o moderno, e os tanques de concreto neste formato são uma ferramenta a mais neste processo de evolução constante”, destaca.


Tanques de concreto garantem neutralidade e realçam características das uvas no processo de elaboração.
Tanques de concreto garantem neutralidade e realçam características das uvas no processo de elaboração.

Influência do concreto no vinho

O tanque de concreto sem cantos e bordas faz com que o vinho se movimente de forma constante no interior oval do recipiente, sem sofrer interferência externa em processos como a remontagem - que é o trabalho de homogeneizar as fases sólida e líquida da bebida - e pouco contato com o oxigênio. Outros benefícios são a temperatura constante e natural e a porosidade do material, que proporciona a micro-oxigenação lenta e gradual, além da facilidade de limpeza e durabilidade dos tanques.


Uma das características dos tanques ovalares é o acabamento em tinta mineral, justamente o que garante a porosidade e a troca lenta e gradual de oxigênio com a parte externa, como explica o diretor técnico da UOVO, Adelar Luiz Silvestro.


“O concreto e a tinta mineral proporcionam aos vinhos uma neutralidade e uma facilidade na manutenção, na limpeza e outros benefícios que já são comprovados pela indústria vinícola no mundo todo. A tinta à base de cera de carnaúba propicia essa porosidade, que ajuda na micro-oxigenação, que é muito importante no processo de elaboração dos vinhos”, detalha Silvestro.


Experiência em concreto, tintas e argamassas

A UOVO nasce tendo como respaldo a experiência de 44 anos da Concresul e de 20 anos da Acor Tintas e Revestimentos. As empresas bento-gonçalvenses são referências em serviços como britagem, central dosadora de concreto, pavimentação asfáltica, argamassa pronta, tintas prediais e industriais e massas niveladoras.

UOVO também tem opção de tanque de concreto em formato de esfera e está localizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha Crédito: Wagner Meneguzzi/UOVO
UOVO também tem opção de tanque de concreto em formato de esfera e está localizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha Crédito: Wagner Meneguzzi/UOVO

Os diretores da UOVO, Pedro Antônio Reginato, Paula Grazia Reginato e Adelar Silvestro se juntam neste novo projeto e unem as paixões pelo trabalho em concretagem, tintas minerais e revestimentos com as nuances do mundo do vinho.


“A história dos tanques ovalares em escala industrial remonta ao ano de 2001, mesmo que esse tipo de recipiente seja usado há muito tempo. Os enólogos percebem que os tanques de concreto ovalares e em esfera podem ser muito bem explorados, justamente por propiciarem uma interferência menor no processo de elaboração, com resultados fantásticos. O que fizemos foi unir as nossas experiências para tirar do papel a UOVO e entrar neste mercado apostando na qualidade do nosso produto”, valoriza Pedro Reginato.


Estreia com uva emblemática da Serra Gaúcha

O primeiro vinho elaborado nos tanques da UOVO é um Merlot safra 2022 da Vistamontes, de Bento Gonçalves. O vinho ficou armazenado por nove meses nos ovos de concreto, o que fez com que exaltasse a fruta e o frescor típicos de uma das castas que mais se adaptou ao terroir da Serra Gaúcha. De acordo com o enólogo da empresa, Anderson De Césaro, o concreto trouxe uma mineralidade especial ao vinho.


Ele destacou que outro motivo que fez com que a empresa vinificasse nos tanques em formato oval é pelo fato de ser um recipiente neutro e durável. O enólogo acrescenta que a micro-oxigenação preserva o caráter frutado do vinho, deixando-o limpo e íntegro tanto no visual como no paladar.

Yorumlar


bottom of page