top of page
  • Vinho Magazine

Livro de receitas mergulha nas raízes da gastronomia brasileira

Com curadoria do Le Cordon Bleu, coletânea incorpora técnicas francesas à culinária nacional


O Le Cordon Bleu, escola de gastronomia francesa, e a editora Alaúde apresentam Gastronomia brasileira – da tradição à cozinha de fusão.

Com 80 receitas, a coletânea oferece fundamentos históricos, dicas de substituição de ingredientes menos usuais do cotidiano e, em algumas receitas, o passo a passo ilustrado de como preparar pratos elaborados. Para tornar a alta gastronomia acessível a profissionais, cozinheiros e iniciantes, a obra também possui o grau de dificuldade de cada preparativo.


Dividido em quatro capítulos, o caderno o apresenta entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas, com opções variadas, de brioche de milho até cocada de forno, e a tradicional feijoada, acarajé e coxinha, que refletem a diversidade dos alimentos brasileiros.

Desde a comida caipira às demais influências culturais, a pluralidade de técnicas, ingredientes e origens fazem da gastronomia brasileira um caldeirão de tradições. A importância indígena se destaca, especialmente na região Norte, onde a mandioca é o componente central. Já os portugueses trouxeram elementos como azeite, vinhos e queijos.


Os povos africanos trazidos de forma involuntária contribuíram para enriquecer a tríade culinária indígena-portuguesa-africana com novos insumos como quiabo, inhame, maxixe e óleo de dendê. Mais tarde, no século 20, imigrantes de diversas nações introduziram elementos japoneses, italianos, árabes, alemães e chineses.


Ficha técnica:

Título: Gastronomia brasileira

Subtítulo: da tradição à cozinha de fusão

Selo: Alaúde

Editora: Alta Books

Organização: Le Cordon Bleu Brasil

Fotografia: Luna Garcia

Páginas: 304

Formato: 20cm x 27cm

ISBN: 978-85-7881-637-7

Preço: 209,90

Onde encontrar: Amazon

留言


bottom of page