top of page

Drinks à base de vinho tentam seduzir nova geração

  • Vinho Magazine
  • 24 de mar.
  • 2 min de leitura



Spritzer e clericot estão entre os produtos oferecidos por vinícolas francesas e italianas

 

 

Zoraida Lobato Viotti

Paris - Em meio às dificuldades enfrentadas pelos vinhos mais tradicionais, como os franceses de Bordeaux e os italianos da Toscana, para atrair o paladar dos mais jovens, uma nova, ou melhor, remodelada categoria está voltando com força total: os "ready drinks".

 

Bartenders estão se especializando em descobrir as qualidades do vinho como base para deliciosos coquetéis. E a indústria vinícola começa a entregar esses drinks prontos para beber em latas, bags e outros formatos atraentes para atender a essa demanda.

 

A Wine Paris, maior feira do mundo de vinhos, realizada de 10 a 12 de fevereiro na França, com 5.300 expositores e mais de 50 mil visitantes de cem países, tinha uma enxurrada desses drinks. Os mais famosos eram o spritzer, combinação de vinho branco e água com gás, e o clericot, um coquetel de vinho gaseificado, em embalagens individuais, prontas para abrir e beber.

 

Vinícolas tradicionais italianas e francesas vendem esse novo produto com o objetivo de atender as novas gerações, que têm se mostrado relutantes em descobrir o mundo do vinho da forma que ele vinha se apresentando até agora.

 

A vida mais leve, descomplicada e sem muito "mimimi" perseguida pelas novas gerações se traduz na preferência por vinhos leves, sem complexidade e de baixo teor alcoólico. A ideia ao oferecer os coquetéis, além de abrir um novo mercado, é fazer que esse consumidor se apaixone pelo vinho nesse formato e depois migre para os vinhos tradicionais.

 

Esse tipo de drink tem seu lugar e sua hora, não comprometendo o gosto pelos vinhos tradicionais. É uma forma de introduzir o vinho a um público mais jovem e mais amplo e de mostrar que o vinho pode ser uma bebida divertida e refrescante, além de ser uma opção para ocasiões especiais.

 

No Brasil, em que bebidas geladas e frutadas combinam com as paisagens de praias e piscina, os drinks à base de vinho não deixam de ser uma boa pedida.

 
 
 

Comments


bottom of page