top of page
  • Vinho Magazine

DIA NACIONAL DO VINHO: CONFIRA 4 BENEFÍCIOS DA BEBIDA


Apesar de ser comemorado no primeiro domingo de junho, uma taça de vinho cai bem todos os dias do ano! Isso porque, além de harmonizar com diversas receitas, a bebida melhora a saúde cardiovascular, previne diabetes, combate a depressão e ainda auxilia na digestão


O Dia Nacional do Vinho é uma ocasião especial que celebra a rica tradição e a crescente na qualidade dos vinhos produzidos em território nacional. Comemorado anualmente no primeiro domingo de junho, este ano é celebrado no dia 4. Mas afinal, uma taça de vinho por dia realmente faz bem à saúde? Para a alegria dos amantes de bons vinhos, a vinícola paranaense Zanlorenzi (produz vinhos no RS e no PR e também importa alguns rótulos do Chile) afirma que sim! Nos vinhos são encontrados alguns ativos antioxidantes que colaboram na prevenção de diversos problemas. Por isso, alguns goles não fazem mal, desde que o consumo seja moderado.


Para comemorar a data, veja alguns dos potenciais benefícios do vinho para a saúde. Confira!


SAÚDE CARDIOVASCULAR

Com o consumo moderado de uma taça diária, o vinho, especialmente o tinto, promove ações benéficas para o coração. Isso é possível graças aos antioxidantes presentes na bebida, como polifenóis, que ajudam a proteger as células e vasos sanguíneos. Além disso, suas substâncias inibem a oxidação do colesterol ruim.


PREVINE DIABETES

Os polifenóis presentes no vinho também ajudam na prevenção da diabetes tipo 2. Esses compostos desempenham um papel importante, ajudando a melhorar a sensibilidade a insulina e reduzir a resistência do hormônio, por conta das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.


COMBATE A DEPRESSÃO

Outro benefício do vinho para a saúde é que ele pode ser um grande aliado no combate à essa condição. As substâncias presentes na bebida promovem a produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina e endorfina, os mesmos que são liberados pelo corpo durante a prática de atividades físicas, responsáveis pela sensação de prazer e relaxamento. Mas é importante reforçar que o consumo da bebida não invalida a importância de praticar algum exercício.


AUXILIA NA DIGESTÃO

Além de todos os outros benefícios, os polifenóis encontrados nas uvas da produção do vinho, reduzem a inflamação e promovem uma digestão mais eficiente. Beber vinho pode aumentar a produção de enzimas digestivas, como amilase, que auxilia na quebra dos alimentos e na absorção dos nutrientes pelo organismo. Resultando em uma digestão mais eficiente, evitando inchaço e desconforto abdominal.


O vinho tinto, por exemplo, contém uma substância chamada resveratrol, que pode ajudar a proteger o revestimento do trato gastrointestinal, melhorando a saúde e o funcionamento do sistema.


SUGESTÕES

Apreciar um bom vinho diariamente e aproveitar os benefícios para a saúde não é sinônimo de gostos excessivos. Existem várias opções acessíveis e saborosas no mercado que vão desde os nacionais até importados.

Commentaires


bottom of page